Constança vai receber medicamento para a fibrose quística. Infarmed aprova tratamento a quatro doentes
Há ainda um quinto pedido à espera de aprovação, revelou a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.
O Infarmed aprovou esta terça-feira o pedido de autorização excecional para que quatro doentes que sofrem de fibrose quística tenham acesso a um tratamento inovador sem custos.
O Correio da Manhã sabe que um dos pacientes é Constança Bradell, que lançou um apelo desesperado nas redes sociais.
Segundo informação confirmada ao CM pelo Hospital de Santa Maria, há ainda um quinto pedido à espera de aprovação, que só foi submetido hoje. A entidade do Infarmed confirmou que se disponibiliza para estabelecer a ponte com os laboratórios.Recorde-se que os pedidos tinham sido feitos esta segunda-feira pelo Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), que integra o Hospital Santa Maria, em Lisboa. Ao CM, fonte hospitalar confirmou que a compra do medicamento deve demorar entre dias a duas semanas. No entanto, será certo que dentro de uma semana estará em Portugal.
"Estamos muito contentes e esperamos agora todos os detalhes para receber o comprimido", disse Vera, a irmã da Constança, após os mais recentes progressos no processo.
O medicamento dispõe de um Programa de Acesso Precoce (PAP) aprovado pelo Infarmed em 27/11/2020, o qual permite o acesso dos cidadãos ao medicamento, ao abrigo do qual já foram aprovados, para além dos 4 pedidos hoje concluídos, outros 10 pedidos de AUE submetidos a este instituto, revelou o Infarmed ao CM.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt