Infarmed suspende cosméticos Carpi e SeiBellaBrasil por incumprimento legal

Foi detetada a presença do ingrediente Butylphenyl methylpropional, proibido em cosméticos desde 01 de março de 2022.

12 de novembro de 2025 às 17:02
Análises em Laboratório Foto: Polina Tankilevitch/Pexels
Partilhar

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) determinou a suspensão imediata da comercialização e retirada do mercado de todos os produtos das marcas Carpi Cosméticos e SeiBellaBrasil, por incumprimento legal e uso de substância proibida, foi esta quarta-feira anunciado. 

Na sequência de uma inspeção à entidade Carpi Cosméticos Europa, o Infarmed identificou várias infrações legais na colocação de produtos cosméticos no mercado nacional.

Pub

Numa circular informativa publicada no 'site', o Infarmed explica que a Carpi Cosméticos Europa colocou vários produtos cosméticos no mercado nacional "sem que tivesse sido previamente acautelado o cumprimento das normas legais em vigor nomeadamente no que diz respeito à notificação de produtos, à identificação da Pessoa Responsável na União Europeia e aos requisitos de rotulagem".

Além disso, foi detetada a presença do ingrediente Butylphenyl methylpropional, proibido em cosméticos desde 01 de março de 2022.

"Os consumidores que possuam estes produtos não os devem utilizar", alerta o Infarmed.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar