Nova espécie de dinossauro descoberta na Argentina
Vestígios de três animais com 110 milhões de anos foram encontrados na Patagónia.
Uma equipa de paleontólogos descobriu três fósseis de uma espécie de dinossauro até agora desconhecida durante uma escavação na Argentina. Os vestígios, que incluem a maior parte dos ossos do crânio e vários dentes da espécie, remontam há 110 milhões de anos e foram encontrados na província de Neuquen, na região da Patagónia.
O novo dinossauro faz parte de um grupo dos herbívoros chamado saurópodes, o mesmo a que pertence o brontossauro, e recebeu o nome de Lavocatisaurus agrioensi, avança o jornal Independent.
"Conseguimos fazer uma reconstrução quase completa" diz ao site RT Jose Luis Carballido, investigador do museu Egidio Feruglio e consultor científico da escavação.
Os três fósseis encontrados pertenceram a um adulto e dois jovens. Os cientistas estimam que o mais velho tivesse cerca de 12 metros de comprimento, enquanto os mais jovens tinham tamanhos entre os seis e os sete metros.
A equipa formada por paleontólogos da Universidade de Saragoça e da Universidade Nacional de La Matanza afirma que é provável que os três dinossauros tenham morrido juntos durante um processo de migração.
Os investigadores declaram ter ficado surpresos com a descoberta, pois acreditavam que o local onde os fósseis foram encontrados tinha sido um deserto na época em que os dinossauros viveram, com pouca água e vegetação que pudesse suster os animais hebívoros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt