Javalis invadem praias de Setúbal

Falta de controlo dos animais coloca em causa a segurança local.

19 de agosto de 2017 às 01:30
Javalis ao banho em praia na Arrábida Foto: Direitos Reservados
Javalis ao banho em praia na Arrábida Foto: Direitos Reservados
Javalis ao banho em praia na Arrábida Foto: Direitos Reservados

1/3

Partilhar

As praias do Portinho da Arrábida e dos Galapinhos, no concelho de Setúbal, foram ontem invadidas por javalis. O aparecimento dos animais já não choca a população, afirma Pedro Vieira, dirigente da associação Clube da Arrábida, acrescentando que "todos os anos acontece a mesma coisa porque há muitos javalis na Serra da Arrábida e, neste momento, num período de seca tão grande, os animais descem até à praia, à procura de alimentos e água".

Durante este verão, muitos moradores e banhistas relataram à associação episódios de javalis à procura de comida nos caixotes do lixo. "Este é um problema fora de controlo por parte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que tem cedido à pressão das associações ambientalistas e dos partidos dos animais, e que coloca em risco a segurança de todos", reclama o dirigente da associação Clube da Arrábida. Pedro Vieira apela ainda ao Ministério do Ambiente para valorizar o javali como um recurso, "emitindo licenças de caça e comercializando a carne localmente. O rendimento da venda poderá ser aplicado em melhorias no Parque Natural da Arrábida".

Pub

Banhistas da Arrábida partilham fotografias

A presença dos javalis na Serra da Arrábida não é novidade, mas ainda há quem ache estranho. Ontem, Jorge Cadete, ex-jogador de futebol, partilhou, nas redes sociais, fotografias dos animais na água, perto da população.

Pub

104 Acidentes em 2015 relacionados com o atropelamento de animais, segundo o relatório anual da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

Risco de contágio

A tuberculose é uma das principais doenças presentes nos javalis. Existem casos de transmissão a espécies pecuárias e há riscos para a população.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar