Jogo ‘Baleia azul’ incita jovens a cometer suicídio
Consiste em cumprir tarefas como furar a mão. Autoridades estão em alerta.
Um jogo online e disponível nas redes sociais, que nasceu na Rússia e no Brasil, chamado ‘Baleia Azul’, está a incitar jovens à automutilação e ao suicídio.
As autoridades brasileiras estão já a investigar vários casos em que adolescentes terão posto fim à vida a mando dos administradores do jogo. A afinidade linguística faz com que muitos jovens portugueses já tenham contactado com o jogo.
Este consiste na atribuição de 50 tarefas, como ‘corte o braço com uma lâmina’ ou ‘fure a mão com uma agulha’. Os administradores enviam também filmes e músicas que os jovens têm de ouvir. A última tarefa é o suicídio. As vítimas são jovens fragilizados a quem são feitas ameaças em caso de abandono do jogo.
"Situações que convocam perigo e dão excitação podem ser apelativas para jovens sem projetos próprios, porque as coisas não correm bem a nível familiar, escolar ou relacional. Cortarem-se pode ser uma forma de alívio, porque passam da dor psicológica para a física", analisa ao CM a pedopsiquiatra Ana Vasconcelos, frisando que já existem, há muito, sites que levam os miúdos a automutilarem-se. A especialista nota que se os jovens jogarem este jogo "os pais devem ficar preocupados, porque pode haver uma problemática de sofrimento".
Este tipo de crime é investigado em Portugal pela Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e Criminalidade Tecnológica da Polícia Judiciária.
As autoridades recomendam que os pais verifiquem a atividade dos filhos na internet e dialoguem com eles sobre este jogo e outros perigos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt