Jogo da Morte "pode ser forma de confrontar e atingir os pais", diz psiquiatra

Fernando Almeida explica que há risco de adolescentes começarem a jogar 'Baleia Azul' caso haja problemas de relacionamento entre pais e filhos.

03 de maio de 2017 às 15:13
Adolescentes com sintomas de depressão são mais propensos a jogar "Baleia Azul" Foto: Direitos Reservados
jogo da morte, jovens, crianças, adolescentes, baleia azul
jogo da morte, jovens, crianças, adolescentes, baleia azul Foto: Direitos Reservados
Jovens são incentivados à mutilação e ao suicídio no jogo da 'Baleia Azul' Foto: Getty Images
Professor Doutor Fernando Almeida, médico psiquatra Foto: Direitos Reservados
Jovens. escola Foto: Getty Images
Fernando Almeida é doutorado em psiquiatria Foto: Direitos Reservados
Jovens são incentivados à mutilação e ao suicídio no jogo da 'Baleia Azul' Foto: Getty Images
Depressão xxx, suicidio Foto: Direitos Reservados
Adolescentes com sintomas de depressão são mais propensos a jogar "Baleia Azul" Foto: Direitos Reservados

1/10

Partilhar

Há já três jovens portugueses internados devido ao jogo 'Baleia Azul'. Este desafio mortal surgiu na Internet, na Rússia, onde cerca de 130 jovens terão ultrapassado as cinquenta etapas que guiam à automutilação e, por último, ao suicídio. O jogo espalhou-se rapidamente a outros países, como por exemplo o Brasil, onde já há pelo menos uma vítima mortal. 

Mas o que leva uma criança ou jovem a jogar 'Baleia azul'? A que sinais devem os pais estar atentos? E o que fazer caso um filho se esteja a auto-mutilar? Um psiquiatra e uma psicóloga respondem.

Pub

"Nestas idades, os jovens ou pré-adolescentes são frágeis e muito influenciáveis. Podem apresentar uma apetência enorme para cometer riscos", alerta Fernando Almeida, médico psiquiatra e professor no ISMAI e ICBAS, ao CM

Começar por jogar ‘Baleia Azul’ pode ser uma ‘arma de arremesso contra a família’, em casos em que o relacionamento entre pais e filhos seja problemático. " Isto pode ser uma forma de confrontação, servirem-se do jogo para confrontar e atingir os pais", defende o especialista, já que a adolescência é, frequentemente, um período da vida em que as pessoas querem chamar à atenção."

Os pais e encarregados de educação devem, por isso, estar alerta."Há maior propensão para jogar este jogo por causa da idade. Estes adolescentes estão em pleno processo de maturação", adverte o médico.

Pub

Isabel Lourinho, psicóloga clínica da Faculdade de Medicina do Porto, não só concorda que uma criança ou adolescente, neste período em que ainda não tem a personalidade formada, está suscetível às 'modas' que os colegas e amigos seguem, como acrescenta que o fácil acesso à internet sem supervisão dos pais constituem um risco. "As crianças e adolescentes jogam o que está na moda, seja PokemonGo, seja Baleia Azul. É importante limitar o acesso dos filhos não só a este tipo de jogos, como à internet no geral, com tantos conteúdos impróprios, como a pornografia", sublinha.

A psicóloga é clara quanto aos indícios a que se deve estar atento. "Se, por exemplo, um jovem anda de manga comprida em dias de calor, isso é um sinal a ter em conta. Pode nem estar a esconder marcas de automutilarção. Mas também pode estar a esconder o corpo por algum motivo, e é a causa desse comportamente que não deve escapar à atenção pelos pais. Há que saber reconhecer se um filho não estará a sofrer de ansiedade ou angústia", avisa a clínica.

"O ato de se automutilar pode significar que o adolescente está a substituir uma dor por outra, mais visível", destaca. A profissional de saúde destaca ainda que é fundamental pedir ajuda caso a criança ou jovem já tenha evoluído da angústia para a automutilação. Nessa situação, é fundamental recorrer "imediatamente à ajuda de um psicólogo ou de um psiquiatra".

Pub

Recorde-se que os casos conhecidos no nosso País já estão a ser investigados pela PJ e incluem o de uma jovem, em Albufeira, que se terá atirado de um viaduto. Um adolescente de Sines, que acabou internado em Setúbal com sinais de automutilação. O mais recente é o de uma rapariga de 15 anos que foi internada na noite desta terça-feira, no Hospital de S. João, no Porto, com cortes nos braços. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar