Vida sexual começa aos 14 anos
Maioria garante que usou preservativo na 1.ª relação sexual.
Os jovens portugueses iniciam a vida sexual aos 14 anos, segundo o estudo ‘Comportamentos de Saúde em Idade Escolar’, realizado em 2014 pela Organização Mundial da Saúde em 44 países. Em Portugal, foram selecionadas 473 turmas, de 36 agrupamentos de escolas de norte a sul, num total de 6026 jovens dos 6º, 8º e 10º anos, com 11, 13 e 15 anos de idade. Nem todos responderam a todas as perguntas do questionário.
Entre quem começou a vida sexual aos 14 anos, as raparigas estão em maioria. Já os rapazes dizem que começam mais cedo: 11. A maioria garante que usou preservativo na primeira relação sexual, mas ainda há 21,6 por cento que não recorreram a qualquer método contracetivo.
O estudo aborda também os hábitos alimentares, dando conta de que há 4,9 por cento dos alunos que nunca toma o pequeno-almoço. O consumo de doces/refrigerantes e a menor preocupação com a alimentação aumenta à medida que os estudantes ficam mais velhos. O estudo explica este dado, com a diminuição da influência dos pais.
Os mais velhos também dormem menos horas do que os mais novos, provocando maiores dificuldades em acordar de manhã nos jovens que frequentam o 10º ano. A maioria dos inquiridos diz ter uma boa relação com os pais, sendo que esta é mais fácil com a mãe.
A idade mais vezes referida para a primeira experiência com tabaco e álcool é 13 anos, enquanto para consumo de drogas e primeira embriaguez é 14.
No que diz respeito a tecnologias, 20 por cento dos alunos passam 4 ou mais horas a ver televisão e 11,5 por cento diz que joga computador por igual período. Tirar fotografias para amigos ou para publicar online é outro hábito: 6,7 por cento tiram selfies mais de 20 vezes por dia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt