Juízes confessam usar cocaína e haxixe
Estudo revela que 8,7% dos magistrados recorre a drogas ilícitas.
Há 8,7% de juízes que admitem consumir cocaína e haxixe para conseguir lidar com o stress da profissão, enquanto 11,4% recorrem a bebidas alcoólicas. Os resultados constam num estudo publicado na revista do Ministério Público e que envolveu uma amostra de 690 juízes, procuradores e advogados, segundo noticia o ‘Público’.
Dos 117 juízes inquiridos, 30 assumiram o consumo de drogas e 39 o de álcool. A percentagem de juízes que confessou usar drogas ilícitas é muito superior à de advogados, que se ficou pelos 0,7%, enquanto entre os procuradores foi de 0%. Já quanto às bebidas alcoólicas, 3,9% dos advogados admitiram consumir, valor que desce para 1,5% entre os procuradores.
O maior stress dos juízes pode ter que ver com o grande impacto das suas decisões na vida das pessoas e com a pressão para despachar processos, revela o estudo realizado por Mauro Paulino, Mariana Moniz, Octávio Moura e Mário Simões, todos ligados à Psicologia. Um terço dos inquiridos admitiu também o recurso a ansiolíticos e antidepressivos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt