Lajes das Flores encerra vias rodoviárias na orla costeira

Em causa está a influência da depressão Joseph, que está de passagem pelos Açores, motivando mau tempo também na Madeira e no continente.

27 de janeiro de 2026 às 00:08
Porto das Lajes das Flores Foto: Direitos Reservados
Partilhar

A circulação rodoviária nas estradas localizadas junto à orla costeira, na zona da fajã Grande, no concelho de Lajes das Flores, nos Açores, foi esta segunda-feira interditada devido ao mau tempo, anunciou a Câmara Municipal.

Em comunicado, a autarquia informou que "face ao agravamento previsto das condições meteorológicas" devido à passagem da depressão Joseph pelo arquipélago, interditou esta segunda-feira a circulação automóvel nas referidas vias até às 17h00 locais (mais uma hora em Lisboa) de terça-feira.

Pub

A Câmara Municipal de Lajes das Flores, na ilha das Flores, recomenda à população que "evite a permanência e circulação nas zonas costeiras, assim como a realização de atividades de lazer em áreas expostas à forte agitação marítima".

"É fundamental manter uma postura de precaução, uma vez que, nestas situações, o mar pode atingir locais que normalmente são considerados seguros", referiu.

O município aconselha ainda os habitantes a seguirem a informação e os conselhos veiculados pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

Pub

Em causa está a influência da depressão Joseph, que está de passagem pelos Açores, motivando mau tempo também na Madeira e no continente.

O IPMA elevou para vermelho o aviso para as ilhas dos grupos Ocidental e Central dos Açores por causa da agitação marítima, com previsões de ondas até 10 metros de altura.

O grupo Ocidental (Flores e Corvo) está sob aviso vermelho (o mais grave de uma escala de três) até às 18h00 de terça-feira, devido à agitação marítima, com "ondas de noroeste até 10 metros de altura significativa e altura máxima até 19 metros".

Pub

Para o grupo Central do arquipélago (Terceira, Graciosa, Pico, São Jorge e Faial) foi também emitido aviso vermelho, referente a agitação marítima, entre as 03h00 e as 20h00 de terça-feira, devido às previsões de "ondas de noroeste até 10 metros de altura significativa e 19 metros de altura máxima".

O aviso vermelho é emitido sempre que existem situações extremas.

Outros avisos laranja (o segundo nível) e amarelo (o menos grave) estão em vigor nas ilhas.

Pub

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar