Lisboa e Porto com cartazes de peso para a Passagem de Ano
Programas grátis na Capital e na Invicta para um Réveillon em grande.
Em Lisboa, ultimam-se os preparativos para as três noites de festa que a Câmara Municipal – este ano pela primeira vez em colaboração com a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) – está a preparar para o final do ano. As noites de 29, 30 e 31 vão ser cheias de música (e não só), e culminarão, às 00h00 de dia 1, com fogo de artifício sobre o rio Tejo, que já se tornou tradição na cidade.
A primeira noite é de fado, com um concerto de Ana Moura; a segunda, de música africana, com as prestações de Lura e Bonga (sempre às 22h00), mas como seria de prever a maior expectativa está a ser gerada em torno do concerto de dia 31, para o qual foram desafiados nomes como Ana Bacalhau, Lena D’Água, Luís Portugal e Rui Pregal da Cunha, entre muitos outros. "Toda a gente reagiu com grande entusiasmo à proposta", garante Luís Varatojo, que explica que, do espetáculo, vão constar "30 canções que toda a gente conhece".
"Estamos a preparar um espetáculo com base nos hits da música pop-rock portuguesa dos anos 80 e 90", confirma. "Canções cujos refrães toda a gente sabe cantar, mesmo que não saibam de quem são". Entre elas, vão estar ‘Dunas’, dos GNR, ‘O Corpo é que Paga’, de António Variações, ‘Paixão’, dos Heróis do Mar e ‘Capitão Romance’, dos Ornatos Violeta. Algumas das músicas vão ser interpretadas em dueto, outras serão apropriadas por vozes inesperadas. Ana Bacalhau, por exemplo, vai cantar ‘Vida de Marinheiro’, dos Sitiados, e Luís Portugal uma canção dos Táxi.
Todas as músicas serão acompanhadas por uma projeção de vídeo. "Ao longo de duas horas, vai haver muitas surpresas e será um espetáculo muito dinâmico", conclui Varatojo.
Festividades vão custar 650 mil €
Este ano, a Câmara de Lisboa vai gastar 650 mil euros nos três dias de festa. Dessa verba, 57 mil são para cartolas pretas e vermelhas (patrocinadas), a distribuir gratuitamente.
Segurança reforçada
A Polícia de Segurança Pública vai montar um sistema de segurança "como nunca visto" na cidade de Lisboa e pretende tratar a capital como se fosse "um recinto fechado de espetáculos". Quem levar mochilas para o Terreiro do Paço será revistado e haverá barreiras de cimento e estruturas com espigões metálicos para bloquear viaturas, impedindo um eventual ataque terrorista, como os que têm sido realizados na Europa.
Nomes consagrados
Além dos artistas já referidos, completam o cartaz os nomes de Marta Ren & The Groovelvets (que abrem a festa a partir das 22h00), Capitão Fausto, Ana Deus, Miguel Ângelo, Viviane, Xana e Samuel Úria. O espetáculo será apresentado por Filomena Cautela e será transmitido pela RTP 1.
Comboios a dois euros A CP - Comboios de Portugal vai disponibilizar viagens de ida e volta a dois euros nos serviços urbanos de Lisboa na madrugada de 1 de janeiro de 2018. Os comboios especiais partem do Rossio em direção a Sintra às 01h30, 02h00, 03h00, 04h00 e 05h00 e do Cais do Sodré para Cascais, às 02h00, 03h00 e 04h00.
Porto aposta em três pontos de música para todos os gostos e até às 4h00
O programa festivo arranca, no entanto, já no sábado à noite com um concerto dos HMB, nos Aliados, no final da Corrida de S. Silvestre. O espetáculo servirá de aquecimento para o Fim de Ano, recordando alguns dos maiores sucessos, incluindo ‘O Amor é Assim’ ou ‘Dia D’.
No último dia de 2017, a noite abrirá com Aurea. Dona de uma voz ímpar, carregada de pop e soul, a cantora marcará o ritmo na avenida, até perto da meia-noite. Depois do espetáculo piromusical, as boas-vindas ao novo ano serão dadas pelos Amor Electro, outro projeto de referência no panorama musical português e no qual sobressai a voz carismática e inconfundível de Marisa Liz, em músicas como ‘A Máquina’, ‘Rosa Sangue’, ‘Mar Salgado’ e a mais recente ‘O Meu Lugar’.
Comboios especiais
A CP vai disponibilizar comboios especiais nas linhas urbanas do Porto, com bilhetes de ida e volta a dois euros. No dia 31, circulam em todas as linhas urbanas, entre as 21h14 e as 22h57 com destino a Porto S. Bento. No regresso, partem desta estação, na faixa horária compreendida entre a 1h20 e a 5h30.
Metro sem paragens
A Metro do Porto mantém todas as linhas em funcionamento durante a madrugada de 1 de janeiro, à exceção da linha Violeta (Aeroporto), que pára à 1h00. O reforço terá início às 20H00. A Linha Azul fará a ligação até Matosinhos, com término na estação Câmara de Matosinhos.
Dobro dos autocarros
Também a STCP garante o reforço da circulação, com o dobro dos autocarros que vão para a Baixa do Porto. A Rede da Madrugada começará a operar às 21h00 e até às 05h30, nos troços de maior procura.
Concerto de Ano Novo
O já habitual Concerto de Ano Novo terá lugar na Av. dos Aliados, às 16h00 de dia 1 de janeiro, pela Banda Sinfónica Portuguesa e, este ano, com a participação do coro infantil da Academia de Música Costa Cabral.
Tal como há um ano, o réveillon do Porto terá ainda dois palcos alternativos - no largo do Amor de Perdição (Cordoaria) e na praça dos Poveiros - com o objetivo de aliviar alguma pressão nos Aliados e apresentar estilos de música diferentes. No largo junto à antiga Cadeia da Relação, os Mundo Secreto fazem a caminhada até à meia-noite e, no mesmo palco, os DJ Kyptra’92, Overule e João Dinis dão música aos foliões. Já nos Poveiros, próximo do Coliseu, o som fica a cargo dos DJ Nuno Di Rosso, Miguel Rendeiro e Freshkitos. A animação gratuita está garantida pelo menos até às 4h00.
Mais segurança e melhor mobilidade
A Câmara do Porto desenhou um plano de ação de segurança e de mobilidade para o Réveillon, com o envolvimento da Polícia Municipal, em articulação com outras entidades.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt