Lisboa disponibiliza roteiro para imigrantes
Documento elaborado pela câmara.
Saber onde se encontram os hospitais públicos de Lisboa ou as esquadras da polícia são informações que os imigrantes que se fixam na cidade podem, a partir de terça-feira, obter através de um roteiro elaborado pela Câmara.
O documento surge porque "uma das dificuldades para qualquer pessoa quando chega a um sítio estrangeiro é perceber como funciona a sua estrutura administrativa e organizativa e saber onde é que as coisas estão", explicou o vereador dos Direitos Sociais do município de Lisboa, João Afonso.
Do roteiro constam informações e contactos de serviços como conservatórias e registos, finanças, lojas do cidadão, centros de saúde, hospitais públicos, locais de atendimento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), embaixadas/consulados, esquadras da Polícia de Segurança Pública (PSP) e Juntas de Freguesia, entre outros.
Segundo João Afonso, o documento estará inicialmente disponível tanto em papel como na 'web', em inglês e português, sendo que esta última versão se destina "a quem dá informação a terceiros", como técnicos do município, de associações e das Juntas de Freguesia.
Porém, a Câmara quer que o roteiro venha a estar disponível noutras línguas, como chinês, francês e crioulo, pelo que está a estabelecer contactos com embaixadas de outros países para fazer a tradução, adiantou o autarca.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt