Livro de exercícios da Porto Editora discrimina género das crianças
Blocos de atividades são diferentes para meninas e para meninos.
A Porto Editora está envolta em polémica depois de terem sido partilhadas imagens dos livros de exercícios para as crianças dos 4 aos 6 anos. É que os blocos de atividades em questão estão divididos por géneros, um para meninas e outro para meninos, e alguns dos exercícios propostos, apesar de idênticos, são de mais fácil resolução para as crianças do sexo feminino.
Nas redes sociais as imagens de ambos os manuais estão a ser amplamente partilhadas com críticas à editora e até a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género já está a investigar o caso.
"A CIG agradece a todas as pessoas que nos estão a alertar para a presença de estereótipos de género presentes em duas publicações infantis dirigidas a "Meninas" e a "Rapazes", da Porto Editora, informando que estamos a analisar as referidas publicações, para agir em conformidade", lê-se no Facebook da Comissão.
Contactada pelo CM, a Porto Editora justifica as diferenças com o facto de "um livro ter sido trabalhado por uma ilustradora e outro, por outra".
"Em ambas as edições são trabalhadas as mesmas competências, na mesma sequência e com exercícios semelhantes. A diferença está na ilustração e na abordagem artística que as diferentes ilustradoras fizeram. E se há um exemplo em que o exercício no caso das meninas é aparentemente mais fácil, há vários outros em que os exercícios são aparentemente mais difíceis", disse fonte da editora em questão.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt