Logótipo 'chumbado' pelo Governo de Montenegro ganha prémio de design
Primeira medida de Montenegro foi substituir símbolo encomendado pelo Governo de Costa. É agora candidato a prémio europeu.
O logótipo da República, da autoria do designer Eduardo Aires, encomendado pelo anterior Governo e retirado pelo atual, na sequência de forte polémica, foi considerado o melhor trabalho de ‘branding’ (definição visual de marca) em Portugal em 2023. Ganhou o prémio Ouro no Clube de Criativos de Portugal e ficou apurado para os prémios do Art Directors Club Europe.
A mudança de logótipo foi a primeira medida do Governo de Montenegro. Na campanha, prometeu que se fosse eleito a imagem gráfica com símbolos da bandeira de Portugal iriam ser recuperados. “Nós, no nosso projeto, não fazemos sucumbir as nossas referências históricas e identitárias a uma ideia de sofisticação, connosco não há disso. Já chega de política de plástico”, afirmou então Montenegro. Prometeu e recuperou a esfera armilar, as quinas e castelos (ausentes do logótipo agora premiado).
A antiga imagem gerou também polémica pelo custo: 74 mil euros. Agora, o trabalho de Eduardo Aires, um dos mais prestigiados designers portugueses, é candidato a prémio europeu.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt