Madeira: População levou a sério aviso vermelho de mau tempo
A população madeirense seguiu as recomendações da proteção civil emitidas na sequência do aviso vermelho de mau tempo, reconheceu esta segunda-feira o governo regional, admitindo que os cidadãos estão cada vez mais sensibilizados para os perigos.
"Felizmente, as coisas correram muito bem. As pessoas levaram a sério os avisos, tiveram os cuidados que são recomendáveis a ter numa situação destas", afirmou, no Funchal, o secretário dos Assuntos Sociais da Madeira, Francisco Jardim Ramos, dizendo acreditar que "as pessoas estão cada vez mais sensibilizadas para a autoprotecção".
Questionado com críticas de que o aviso vermelho foi excessivo para as condições que vieram a verificar-se, Francisco Jardim Ramos declarou: "Não há aqui nada de excessivo". "A Meteorologia dá-nos uma informação e ela confirmou-se, estava certa. Nós não devemos ter medo de ter a informação, temos de ter a informação e saber trabalhar com a informação que temos", declarou o secretário regional dos Assuntos Sociais, que tutela a Proteção Civil.
Segundo o governante, "a informação é importante para as pessoas tomarem decisões com segurança". O arquipélago da Madeira continua de prevenção por causa da chuva e vento fortes, mas o aviso meteorológico desceu de vermelho para laranja ao final do dia de domingo, de acordo com informação do Instituto de Meteorologia.
Na costa norte e sul, em Porto Santo e nas regiões montanhosas, o alerta é laranja com previsão de chuva, por vezes forte. São esperadas ainda, na costa marítima, ondas entre quatro e cinco metros e vento a rondar os 75 quilómetros por hora, subindo para 90 quilómetros/hora nas zonas montanhosas.
A Estradas da Madeira informou que se encontram encerrados os troços Poiso-Pico do Arieiro, Ponta do Sol-Madalena do Mar e Encumeada-Paul da Serra. Na ilha, o trânsito processa-se de forma condicionada em oito vias, entre as quais o troço compreendido entre o Terreiro da Luta e o Poiso, e o Caminho dos Pretos.
A norte, a estrada entre Santana e a Ribeira de São Jorge e entre a ER101 (Via Expresso) e o Fanal está igualmente condicionada. Entre Seixal e Chão da Ribeira o trânsito está interdito a viaturas pesadas, o mesmo sucedendo na Falca. O tráfego automóvel processa-se também de forma condicionada no troço compreendido entre o Jardim do Mar e o Estreito da Calheta, e, ainda, no sítio do Ovil, adiantou a Estradas da Madeira.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt