Mais de 10 mil professores vão entrar nos quadros
1 210 docentes podem vincular pela norma-travão e 9 111 através da vinculação dinâmica.
O concurso externo deste ano vai permitir a vinculação aos quadros do Ministério da Educação de cerca de 10 mil professores. É este o número aproximado de docentes que são candidatos na 1.ª prioridade, segundo as listas de ordenação provisórias publicadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE). A maioria são os 9111 docentes que vinculam através da vinculação dinâmica, havendo ainda 1210 que se poderão tornar efetivos através da chamada norma-travão.
Estes últimos foram praticamente obrigados a concorrer ao País todo para não correrem riscos. “A lei não os obriga a concorrer ao País todo, mas podem ficar excluídos de todos os concursos do próximo ano letivo se não obtiverem colocação neste concurso. Terão de ter concorrido, pelo menos, a Lisboa e Algarve, onde faltam mais professores e é mais provável conseguirem colocação”, afirmou ao CM Davide Martins, especialista em estatísticas da educação e responsável pelos cálculos aqui referidos e publicados no blog ‘Arlindovsky’.
Já quanto aos 9111 docentes da vinculação dinâmica, que concorreram em 2023 a todo o País, candidataram-se agora aos novos Quadros de Zona Pedagógica.
Há 23 candidatos a entrar nos quadros que têm entre 67 e 71 anos, ou seja, passaram a idade de aposentação.
Neste concurso há 315 professores entre os 62 e os 66 anos que ainda estão a tentar entrar nos quadros do ministério.
obrigação injusta
Davide Martins considera “injusta” a obrigação de concorrer a todo o País para vincular pela norma-travão e pede “revisão” da lei.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt