Mais de metade da vagas para concurso extraordinário de professores são em Lisboa
Governo abriu um total de 1800 lugares para entrada nos quadros. Português, Informática e Matemática são as disciplinas com mais vagas disponíveis.
O Ministério da Educação Ciência e Inovação abriu 1800 vagas para o novo concurso externo extraordinário de professores, destinado a regiões consideradas com maior carência de docentes.
Segundo a portaria publicada esta quinta-feira em Diário da República, mais de metade dos lugares disponíveis (983) são para a grande Lisboa, ou mais concretamente para o quadro de zona pedagógica (QZP) 45, que inclui os concelhos da Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Odivelas, Oeiras, Sintra e Vila Franca de Xira.
O segundo maior número de vagas (350) está no QZP 46, na península de Setúbal, que congrega os concelhos de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal. Já no Algarve há 80 vagas disponíveis no QZP 60, que inclui os municípios de Lagoa, Monchique, Portimão e Silves.
Em relação às disciplinas com mais vagas, Português do 3.º ciclo lidera, com 310 lugares disponíveis, seguido de Informática com 234 vagas e Matemática com 192. Este é o segundo concurso externo extraordinário, depois do primeiro no ano letivo passado, e vai permitir que professores apenas com habilitação própria (sem formação pedagógica) entrem nos quadros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt