Mais de mil professores aposentados este ano

No mês de março vão sair do sistema mais 335 docentes, com o total deste ano a atingir 1096.

09 de fevereiro de 2025 às 01:30
Mais de mil professores aposentados este ano Foto: Direitos Reservados
Partilhar

A aposentação de professores continua a bater recordes, com mais de um milhar de professores a deixar as escolas apenas nos três primeiros meses do ano. No mês de março vão reformar-se mais 335 docentes, segundo as contas do Correio da Manhã, com base nas listas divulgadas pela Caixa Geral de Aposentações. Isto significa que, somando os 374 professores que se reformaram em janeiro e os 387 de fevereiro, no primeiro trimestre o sistema educativo perde 1096 professores. A manter-se esta média, serão cumpridas as previsões da tutela, que apontam para a aposentação de 4700 professores até ao final do ano de 2025. A falta de professores vai agravar-se com esta saída de mais 335 profissionais. A Fenprof tem apontado uma estimativa de 120 alunos por docente, o que significaria que esta saída afetaria mais de 40 mil alunos. A dificuldade em encontrar docentes para os substituir varia consoante a zona geográfica onde estes professores estavam colocados.

Número de professores aposentados desde 2013

Pub

Manuel Teodósio, da Federação Nacional de Educação (FNE), nota que “se estes docentes estavam em escolas de Lisboa e Vale do Tejo ou do Algarve, isto vem adensar mais a falta de professores que é mais notória nestas regiões”. Disciplinas como Informática, Geografia e línguas também apresentam maiores carências. “Atendendo ao nível etário muito elevado dos professores, este problema vai acentuar-se”, disse o dirigente.

Horas extraordinárias

Uma das soluções para substituir estes professores que agora se reformam tem sido atribuir mais horas extraordinárias aos professores que se mantêm nas escolas, que estão sobrecarregados, segundo os sindicatos.

Pub

Máximo de 2013 em risco

O ano em que mais docentes se aposentaram foi 2013, quando deixaram o sistema 4628 professores, segundo as contas do blog de educação DeArLindo. Este ano, o máximo pode ser batido e atingir as 4700 saídas.