Mais de um milhão dormiu em Fátima em 2017
Hotéis ultrapassam um milhão de dormidas pela 1ª vez.
O Centenário das Aparições permitiu às unidades hoteleiras de Fátima e Ourém ultrapassar um milhão de dormidas em 2017.
O anúncio foi feito esta qiuarta-feira por Alexandre Marto, vice-presidente da Associação Empresarial Ourém-Fátima, durante a apresentação dos resultados preliminares do Centenário das Aparições. Os números ainda carecem de confirmação, mas a associação acredita que será possível ultrapassar, pela primeira vez, um milhão de dormidas na região, cifrando-se nos 1,1 milhões.
O Centenário das Aparições culminou com a visita do Papa Francisco, a 12 e 13 de maio. Entre 10 e 14 de maio, foram levantados nas caixas multibanco de Fátima 9 mil euros por hora, superando um milhão de euros.
Para Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, o sucesso de 2017 vai ter repercussões nos anos seguintes. "O ano de 2017 criou vontade das pessoas em virem descobrir Fátima", disse. A secretária de Estado congratulou-se com os resultados nacionais obtidos no ano passado, que registaram uma subida significativa.
"[O ano] foi histórico, com um crescimento de 19,4% nas receitas", disse. Ana Mendes Godinho notou ainda uma alteração no paradigma do turismo em Portugal: a redução dos efeitos da sazonalidade. Segundo dados disponíveis até outubro de 2017, metade das receitas turísticas foram obtidas "nos meses de época baixa", o que prova que "é possível trabalhar para alargar a atividade ao longo de todo o ano".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt