Mau tempo causa estragos e faz feridos
Vento, chuva e queda de árvores obrigam ao corte de estradas.
Os 18 distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo devido à chuva e vento forte que se fazem sentir um pouco por todo o país. As rajadas de vento, por vezes superiores aos 100 km/h, derrubaram árvores e postes de eletricidade, obrigando ao corte de algumas estradas. Até ao meio-dia deste sábado a Proteção Civil já havia registado 185 ocorrências. Lisboa, Cascais, Oeiras e Sintra são das zonas mais afetadas pelo mau tempo.
Aviões desviados
Também o tráfego aéreo foi afetado pelo mau tempo. Três aviões que deveriam aterrar no aeroporto da Portela tiveram que ser desviados. Uma das aeronaves, da TAP, fazia a ligação entre Funchal e Lisboa e teve de aterrar no porto. Outro, também da companhia aérea portuguesa teve de aterrar em Faro, sendo que era proveniente do Panamá. O terceiro avião foi desviado para o aeroporto Sá Carneiro, no Porto.
Estragos no Alentejo e em Setúbal
Os distritos de Setúbal, Évora e Beja também foram fortemente afetados pelo mau tempo. Foram registadas várias dezenas de ocorrências, a maioria quedas de árvores de de estruturas, de acordo com os Bombeiros.
Cai cobertura de escola no Barreiro
A cobertura de um dos pavilhões da Escola Alfredo da Silva, no Barreiro, caiu na manhã deste sábado, devido ao mau tempo (vento e chuva fortes). Não houve registo de feridos.
Queda de árvores em Sintra fazem feridos
Na vila de Sintra, a queda de um poste de eletricidade obrigou ao corte da Avenida da Aviação. Na mesma localidade, a Estrada do Saldanha, nos Capuchos também está interdita ao trânsito devido à queda de árvores, que bloqueiam a via.
Trânsito cortado na Marginal
O trânsito na Avenida Marginal, que liga Lisboa a Cascais, foi cortado na manhã deste sábado devido ao mau tempo. Os ventos fortes arrastaram a areia da praia de Santo Amaro de Oeiras para a estrada, obrigando ao corte da via.
No troço entre Paço d'Arcos e Oeiras está interdita a passagem devido aos estragos provocados. De acordo com o Instituto Português do Ar e da Atmosfer (IPMA) os 18 distritos portugueses vão estar sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva ou aguaceiros fortes acompanhados de trovoada e vento forte com rajadas na ordem dos 80 km/hora, que podem chegar aos 100 km/hora nas terras altas. Os avisos mantêm-se pelo menos até às 00h00 de domingo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt