Maria de Lurdes Rodrigues desiste da avaliação docente

Ex-ministra da Educação admite responsabilidades na forma como tratou o tema.

10 de fevereiro de 2017 às 16:56
Maria de Lurdes Rodrigues, política, Governo, Educação, Escola de Quadros do CDS-PP, Diogo Feio, Parque Escolar Foto: Carlos Barroso/Lusa
Maria de Lurdes Rodrigues Foto: Filipa Couto
Maria de Lurdes Rodrigues, Educação, avaliação docente, questões sociais, política Foto: Pedro Simões

1/3

Partilhar

A ex-ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues (2005-2009), disse esta sexta-feira que a avaliação de professores acabou e admitiu a sua quota parte de responsabilidade, defendendo outras medidas para melhorar o sistema de ensino.

"O tema da avaliação de professores acabou. Não temos condições objetivas para a aplicar por circunstâncias várias e também por minha responsabilidade", afirmou Lurdes Rodrigues, num debate em Lisboa com seis antigos ministros da Educação, acrescentando: "O nosso dever é encontrar outros instrumentos para melhorar o sistema, sem confronto, como melhorar a qualidade do recrutamento ou aumentar a cooperação entre professores".

Pub

A antiga ministra criou em 2006 um novo modelo de avaliação docente que foi muito contestado, dando origem à maior manifestação de sempre de uma classe profissional, com 100 mil professores a concentrarem-se dia 8 de março de 2008 no Terreiro do Paço, em Lisboa.

O modelo de Lurdes Rodrigues acabou praticamente por ser desmantelado pela sua sucessora, Isabel Alçada, que em janeiro de 2010 assinou um acordo com os sindicatos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar