Marine enfrenta cancro com humor

A história de Marine Antunes no Dia Contra o Cancro.

04 de fevereiro de 2015 às 00:02
Partilhar

Conhece pessoas com cancro?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Conhece pessoas com cancro?

"Chamo-me Marine e já tive c-a-n-c-r-o. Desculpem soletrar, não creio que não saibam ler mas há três ou quatro pessoas que temem que eu diga esta maldita palavra." É assim que começa o primeiro texto no blogue Cancro com Humor, de Marine Antunes, uma ex-doente oncológica que, aos 24 anos, já tem um livro publicado e uma banda desenhada, feita em parceria com Cristiana Costa, pronta para ser exposta, em Lisboa, já em fevereiro.

Pub

Aos 13 anos, Marine Antunes descobriu que tinha um linfoma não-Hodgkin no mediastino. Apesar de ainda ser uma criança, não se deixou ir abaixo e, com a ajuda da família e do humor, venceu a sua luta. Hoje é o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

Quase dez anos depois, a estudante de comunicação social decidiu que queria mudar mentalidades e ajudar outros doentes oncológicos. "

Pub

É melhor rirmo-nos de nós mesmos, do que sentirmos pena da nossa cabeça sem cabelo", afirma ao Correio da Manhã. É desta forma que justifica o projeto Cancro com Humor.

Apoio e críticas

"Recebo muitas mensagens de doentes que me dizem que fui ou sou o seu grande apoio e que desabafam comigo e, apesar de ficar honrada, fico sobretudo assustada", afirma Marine, explicando que é uma grande responsabilidade dar apoio a pessoas que se encontram nesta situação, mas que o retorno é sempre maior.

Pub

E se uns procuram aqui um apoio, outros criticam a sua visão. "Muitas pessoas pensam que não respeito o cancro e têm razão - com esse gajo não quero nada, quem eu respeito e admiro são os doentes oncológicos", ironiza Marine Antunes com o humor que lhe é característico. "O humor faz tão parte de mim como o excesso de sardas que tenho na cara. A doença, veio depois", brinca a jovem.

Uma história de amor

A página no Facebook já conta com mais de 14 mil 'gostos', mas ainda não chega. "

Pub

Quero dar mais palestras, também fora de Portugal, e deixar a minha pegada neste Mundo", revela Marine Antunes.

Mas o que a jovem de 23 anos não esperava era que Cancro com Humor lhe proporcionasse a sua história de amor: "Um 'Careca Power' [expressão que utiliza para os doentes oncológicos] c

ontou-me a sua história duma forma hilariante, crua, divertida, frontal e verdadeira. Ficámos amigos imediatamente, amigos virtuais, e depois, finalmente, acabou por entrar completamente na minha vida. Hoje é o meu namorado."

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar