Máscaras cirúrgicas “made in Cascais”
Autarquia comprou duas máquinas na China para ser autossuficiente na produção deste equipamento de proteção pessoal.
Num ação inédita no país a nível municipal, arrancou esta sexta-feira a produção de máscaras cirúrgicas em Cascais. A autarquia estima produzir, por mês, cinco milhões de unidade deste equipamento de proteção pessoal.
" A nossa maior preocupação era termos a nossa população protegida. Desta forma, obtivemos uma redução significativa no custo por máscara, pelo que temos a garantia do ponto vista financeiro que podemos satisfazer a procura da população por um período que ainda não sabemos quando irá terminar", disse o presidente da câmara.
A decisão da câmara implicou um investimento de cerca de 800 mil euros, resultantes da compra de duas máquinas na China e de matéria prima para a produção das primeiras cinco milhões de máscaras.
"A distribuição será gratuita para os utentes dos transportes públicos, tanto rodoviários, como ferroviários, como para a população que está fragilizada do ponto de vista social com a perda de rendimentos devido à pandemia", acrescentou Carlos Carreiras.
A distribuição nos transportes públicos é feita por jovens voluntários.
Para que todos possam ter facilmente acesso a este equipamento, a Câmara de Cascais colocou 400 dispensadores distribuídos pelo município onde, por um euro, é possível obter 4 máscaras, ou seja, a 25 cêntimos cada. Equipamento "made in Cascais" sob o lema "proteja-se a si e aos outros".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt