Bebé Matilde precisa de um medicamento de 1,9 milhões de euros para sobreviver
Criança foi diagnosticada com uma Atrofia Muscular Espinhal - AME Tipo I - a forma mais grave da doença.
Matilde nasceu no dia 12 de abril. Com apenas um mês e duas semanas foi-lhe diagnosticada uma doença rara, denominada como Atrofia Muscular Espinhal - AME Tipo I - na forma mais grave da doença. A última esperança dos pais, Miguel e Carla, é um novo medicamento aprovado há dois dias nos Estados Unidos, mas custa 2,1 milhões de dólares (1,9 milhões de euros).
A história desta bebé, contada na página da rede social Facebook, relata a luta de Matilde, "uma bebé especial".
Matilde, de apenas dois meses, é o segundo filho de Carla e Miguel. O casal pretendia aumentar a família, mas Carla engravidou seis meses após nascer o irmão de Matilde. Tanto a gravidez como os resultados dos exames pré-natais estavam perfeitamente normais e nada fazia prever esta batalha.
"Tudo parecia bem", começam os pais por contar. No entanto, sempre acharam que algo era diferente, que a bebé "era mais molinha" e por vezes engasgava-se a mamar: "quando comia engasgava-se muito, não comia o suficiente e o próprio choro era fraco".
Após uma consulta no centro de saúde, Matilde foi encaminhada para o Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa. A bebé foi observada por especialistas e o diagnóstico acabou por revelar o pior cenário.
O hospital "explicou-nos o tratamento disponível, que podia melhorar as funções motora e respiratória. Que iria ter que usar um suporte respiratório à noite para ajudar a expandir os pulmões e outros cuidados", contam.
A onda solidária que invade a anónimos e figuras públicas
A página já tem mais de 66 mil seguidores e a primeira publicação, com uma foto de Matilde, partilhada no dia 18 de junho, já conta com mais de 12 mil reações, centenas de comentários e quase 2 mil partilhas.
Esta quarta-feira, pelas 12 horas, uma nova publicação dava conta de que já tinham sido doados 166,704 mil euros (cerca de 189,803 mil dólares) para ajudar Matilde.
Os pais de Matilde estiveram no programa 'Você na TV", na TVI, para tentar que a causa da bebé chegue a cada vez mais pessoas. Manuel Luís Goucha gravou um vídeo a apelar às pessoas para fazerem donativos.
Rita Ferro Rodrigues também partilhou o mesmo apelo no Facebook. "Como sabem é muito raro fazer isto. A Matilde é filha de amigos de amigos. E mesmo que não fosse: é uma criança que precisa de nós", escreveu.
O escritor Pedro Chagas Freitas também não ficou indiferente a esta onda solidária.
"A Matilde passa por aquilo por que ninguém, muito menos um bebé, deveria passar. A Matilde sofre com aquilo que não deveria existir. A Matilde precisa de um tratamento de quase dois milhões de euros e eu, como contribuinte, pago para a Matilde, custe o que custar, ter esse tratamento. Já. Imediatamente", afirmou na sua página de Facebook.
"Como pai, como pessoa, não consigo imaginar o sofrimento monstruoso pelo que passam estes pais, e quero dar-lhes, por aqui e pessoalmente se um dia puder, o abraço mais apertado que algum dia dei" pode ler-se.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt