McDonald's e Coca-Cola patrocinam congresso de nutricionistas
APN garante que relação entre a comunidade científica pode e deve existir, assente em regras claras e, sobretudo, transparência".
O congresso da Associação Portuguesa de Nutrição (APN), que termina hoje em Lisboa, conta entre os patrocinadores ‘ouro’ com marcas como a McDonald’s e, na categoria ‘prata’, a Coca-Cola Company ou a Lipton. O apoio de empresas que comercializam produtos desaconselhados por estes profissionais - alimentos processados, com excesso de sal e de açúcar - tem criado desconforto no setor.
O encontro, que tinha inscritos mais de 1700 participantes, tem como base a "troca de experiências de boas práticas", explicou Célia Craveiro, presidente da APN. As novas tecnologias e a forma como estas podem ser usadas a favor dos nutricionistas para transmitir a informação mais correta foi outro dos principais temas do evento.
Do programa do congresso constava ainda a participação de André Santos, gestor do departamento de qualidade da McDonald’s Portugal, focada no compromisso com o valor nutricional dos produtos.
Ao CM, a APN explicou que "assume uma postura de colaboração com a indústria alimentar, com o objetivo de trabalhar em conjunto em prol de opções que permitam aos portugueses uma alimentação mais saudável". Assim, esta relação entre a comunidade científica e a indústria é considerada "comum", baseada numa "proximidade que pode e deve existir, assente em regras claras e, sobretudo, transparência". A comissão científica do congresso é dada pela APN como o "garante do rigor científico e da qualidade técnica do programa".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt