Medalha de ouro vai para Oxford
Jovem de 17 anos entrou no Técnico, mas optou pela Inglaterra.
David Martins, um dos dois medalhados com ouro nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, em San Pedro Sula, Honduras, foi aceite na Universidade de Oxford, em Inglaterra. O jovem de 17 anos fez parte da equipa portuguesa que conquistou ainda uma medalha de bronze. Chegaram ontem a Portugal.
O estudante de Mirandela entrou no curso ‘Matemática Aplicada e Computação’ no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, mas preferiu continuar os estudos em Inglaterra. "Queria uma experiência nova. Precisava de mudar. Oxford tem excelentes recursos, contou. David Martins, que já tinha conquistado o ouro na edição de 2012, não ficou surpreendido com a conquista. "Estava a contar com este resultado", referiu.
Já Francisco Andrade, que também conquistou o ouro, não esperava tanto sucesso. "Esperava a prata. Quando soube do ouro fiquei muito contente", disse o aluno de Matosinhos. David Andrade, do 10º ano em Albufeira, também participou, mas não conquistou medalhas: "Não fiquei triste, mas queria mais."
Henrique Aguiar, de Aveiro, não esteve ontem em Lisboa. Saiu das Honduras direto para Madrid, Espanha, para as Olimpíadas de Química.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt