Médica que denunciou más práticas já angariou mais de 13 mil euros para despesas judiciais

Diana Pereira está a ser julgada por difamação e um dos cirurgiões pede uma indemnização de 172 mil euros.

06 de outubro de 2025 às 01:30
Diana Pereira e o advogado Francisco Teixeira da Mota Foto: Nuno Alfarrobinha
Partilhar

A médica que está a ser julgada por difamação depois de ter denunciado 11 casos de alegadas más práticas cirúrgicas no hospital de Faro, em 2023, já angariou mais de 13 mil euros na campanha que está a decorrer na Internet para ajudar a pagar as despesas judiciais.

Diana Pereira apresentou uma queixa, em abril de 2023, contra o seu orientador de internato médico de Cirurgia Geral e contra o diretor do Serviço de Cirurgia do hospital algarvio, por alegada conivência com os atos dos cirurgião. 

Pub

Os casos de alegada negligência começaram a ser investigados, mas ainda não existe nenhuma acusação. No entanto, a denunciante já está a ser julgada por difamação, estando um dos médicos, Martim dos Santos, a exigir uma indemnização de 172 mil euros por ter "manchado o bom nome e reputação do cirurgião.

Devido às elevadas despesas com advogado - está a ser defendida por Francisco Teixeira da Mota - a médica lançou uma campanha de angariação de fundos. "É pública a minha situação e foram várias as pessoas que se disponibilizaram com vontade de ajudar caso fosse criado um crowdfunding. Neste momento não tenho um contrato de trabalho (trabalho a recibos verdes como urgencista) e por isso é complicado", refere a médica na descrição da campanha no GoFundMe.

Diana Pereira está a ser julgada por difamação no Juízo Cível do Tribunal de Faro. A próxima sessão está marcada para o dia 21 de outubro.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar