Medicamentos afetam sono de idosos
Toma de remédios pode interferir no descanso dos mais velhos.
Não é segredo que o passar dos anos não traz consigo apenas sabedoria e experiência. O envelhecimento é, muitas vezes, marcado pelo aparecimento de inúmeras doenças que arrastam consigo a prescrição de dezenas de medicamentos. Mas o que pode ser a solução para estes problemas pode também ser a origem de muitas noites mal dormidas.
"Os idosos tomam imensos remédios. Cada médico vai fazendo uma adição e, ao fim de contas, a pessoa tem 15 ou 20 remédios para tomar", explica Teresa Paiva, médica neurologista.
"Muitos sedativos e remédios para dormir podem acabar por agravar o próprio sono. O excesso de medicação é um problema terrível para o sono em qualquer idade", sublinha a especialista em Medicina do Sono.
Para Teresa Paiva, "há sempre uma forma de não adicionar mais um comprimido ou, pelo menos, adicioná-lo nas doses mínimas possíveis". O tratamento pode concentrar-se na "mudança de hábitos, no exercício físico, na psicoterapia, na regulação dos horários e da quantidade de trabalho", refere a especialista.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt