Médico revela últimos momentos do Papa Francisco
Santo Padre chegou a fazer um pedido a Sergio Alfieri na última conversa dos dois.
Sábado, véspera de Páscoa. Foi a última vez que Sergio Alfieri, médico do Papa Francisco, esteve com o Santo Padre. Ao Corriere della Sera, Sergio Alfieri contou que Francisco "estava muito bem" e que lhe levou uma tarte. "Estou muito bem, recomecei a trabalhar e estou disposto a isso", disse o Sumo Pontífice ao médico que explicou que o regresso ao trabalho era "parte da terapia" e faria bem ao Papa.
"É como se, à beira do fim, ele tivesse decidido fazer o que fosse preciso. Tal como fez no domingo, quando aceitou a proposta do seu assistente pessoal de saúde, Massimiliano Strappetti, de dar a volta à praça no meio da multidão. Ou como fez há dez dias", frisou Sergio Alfieri à mesma fonte. Nessa tarde de sábado, Francisco fez um pedido a Sergio Alfieri. Queria que o médico reunisse as cerca de 70 pessoas que tinham estado envolvidas no seu tratamento no Hospital Gemelli, em Roma. Era suposto ter-se reunido com elas na passada quarta-feira, mas não chegou a acontecer.
"Hoje tenho a nítida sensação de que ele sentia que tinha de fazer uma série de coisas antes de morrer", afirmou o médico ao Corriere della Sera.
O telefone de Sergio Alfieri tocou por volta das 05h30 de segunda-feira. Do outro lado da linha falava Strappett: “O Santo Padre está muito doente, temos de regressar aos Gemelli”. Vinte minutos foi o tempo que o médico demorou a chegar a Santa Marta. Ao entrar no quarto de Francisco, Sergio Alfieri encontrou o Santo Padre de olhos abertos, sem sinais de problemas respiratórios. Chamou Francisco, mas não obteve resposta: "não respondia a estímulos, mesmo dolorosos. Nesse momento, apercebi-me de que não havia mais nada que pudesse fazer. Ele estava em coma", contou.
Sergio Alfieri disse que se tivesse transportado o Papa para o hospital, era provável que Francisco morresse durante o caminho e o Sumo Pontífice queria morrer em casa. Assim foi, na segunda-feira de manhã, o Vaticano dava uma notícia triste ao Mundo. Francisco tinha morrido, durante a madrugada, aos 88 anos. O Santo Padre teve um AVC, entrou em coma e sofreu um colapso cardiovascular irreversível.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt