Médico tarefeiro erra diagnóstico
Doente com dor aguda no ombro direito não foi observado por ortopedista.
O médico que sábado, dia 20, atendeu o utente com uma dor aguda no ombro direito estava a exercer no Hospital de Vila Franca de Xira, na qualidade de médico tarefeiro, segundo apurou o CM. Estes médicos, trabalham para empresas de prestação de serviços, sendo com frequência os proprietários destas empresas.
O médico em causa não conseguiu detetar na radiografia a existência de uma Capsulite Adesiva e face às dores do paciente não o encaminhou para ser observado por um médico ortopedista, tendo o medicado só com analgésico.
Negócio vale milhões
O Serviço Nacional de Saúde recorre a um número crescente de médicos tarefeiros para responder à falta de clínicos. Só este ano até agosto, o SNS já gastou 230 milhões de euros com estas empresas de prestação de serviços, avançou a revista Sábado, pelo que foram já ultrapassados os 213 milhões de euros pagos em 2024.
Os médicos prestadores de serviços chegam a ganhar nas Urgências entre 30 a 40 euros à hora, quando um interno recebe entre 12 a 14 euros. Três noites nas Urgências chegam a valer 1600 euros avançou a mesma fonte.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt