Médicos e enfermeiros novatos na Linha SNS 24
Governo autoriza reforço excecional neste inverno de profissionais recém-licenciados e de farmacêuticos.
O Ministério da Saúde aprovou uma medida excecional para permitir o reforço da Linha SNS 24 durante este inverno. Segundo um despacho publicado ontem em ‘Diário da República’ os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde vão poder “a título excecional e transitório”, incluir “nas equipas de triagem, aconselhamento e encaminhamento”, os seguintes profissionais, por esta ordem de prioridade: “enfermeiros recém-licenciados, com experiência inferior a um ano; médicos recém-licenciados, em condições de autonomia profissional para o exercício das suas funções; farmacêuticos”.
Todos estes profissionais “têm, obrigatoriamente, de deter cédula profissional válida e emitida por Ordem Profissional Portuguesa”.
O contrato em vigor define que o serviço deve ser garantido por “enfermeiros com cédula profissional válida emitida pela Ordem dos Enfermeiros Portuguesa e com, pelo menos, um ano de experiência profissional, sem prejuízo da colaboração de outros profissionais de saúde devidamente credenciados cujo perfil seja adequado ao serviço em causa”.
O objetivo é “garantir uma melhor resposta aos cidadãos”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt