Meningite em escola
Crianças do infantário foram medicadas para evitar contágio.
Um caso de meningite, diagnosticado a um menino de cinco anos, na segunda-feira de manhã, obrigou a que cerca de 90 crianças de um infantário, assim como vários docentes, pertencente ao Centro Escolar de Santa Maria, em Bragança, necessitassem de fazer um rastreio e tratamentos, durante o dia de ontem. Foram ainda tomadas medidas de prevenção do contágio.
De acordo com Inácia Rosa, delegada de saúde coordenadora da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, todas as crianças do infantário iniciaram a medicação com antibiótico. O mesmo procedimento foi tomado em relação aos profissionais.
"Os meninos têm de tomar quatro doses, já os adultos apenas uma. Nas crianças é mais fácil o risco de contágio. No caso de alguma ter sido infetada, após tomar esta medicação, não vai desenvolver a doença, porque o antibiótico vai matar toda a bactéria", explicou a delegada de saúde.
Já o menino, a quem foi diagnosticado a meningite, está internado nos Cuidados Intensivos do Hospital de São João, no Porto. "Está estável e a evoluir favoravelmente", referiu ao CM Inácia Rosa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt