Menos candidatos ao Ensino Superior
Candidaturas à 1.ª fase terminaram na segunda-feira. Até domingo, havia menos 8374 candidatos do que no penúltimo dia do concurso de 2024.
Há menos candidatos ao Ensino Superior público, e o número pode baixar dos 50 mil, insuficientes para preencher a totalidade das vagas a concurso.
O período de candidaturas à 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso terminou à meia-noite de segunda-feira e, de acordo com os dados da Direção-Geral do Ensino Superior, até ao final do dia de domingo tinham sido entregues 47796 candidaturas. São menos 10845 do que o total de candidatos de 2024 e menos 8374 face ao penúltimo dia de candidatura do ano passado. Como tem acontecido nos últimos anos, os primeiros dias são aqueles em que são apresentadas mais candidaturas, com mais de 10 mil entregues no dia 21 de julho.
Para o próximo ano letivo, as universidades e institutos politécnicos do Estado disponibilizam 55956 vagas, mais 643 do que no ano passado, através do regime geral de acesso (concurso nacional e concursos locais). Há mais de 1100 cursos nas 34 instituições de ensino superior público. Os resultados são conhecidos no dia 24 de agosto, seguindo-se o período para a inscrição e matrícula nas instituições onde ficaram colocados. A 2.ª fase decorre entre 25 de agosto e 3 de setembro, com as vagas sobrantes da 1.ª fase. A divulgação das colocações da 2.ª fase é a 14 de setembro, sendo que ainda há uma 3.ª fase, com colocações a 1 de outubro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt