Metade dos bebés em Setúbal têm mãe estrangeira

Os distritos de Setúbal, Faro e Lisboa somam 62% das crianças que nasceram em 2025, sendo a mãe de nacionalidade estrangeira.

16 de fevereiro de 2026 às 01:30
Bebés Foto: Getty Images
Partilhar

A cerca de 1900 quilómetros de Lisboa, a pequena ilha do Corvo (Açores), com uma população estagnada há mais de meio século em torno dos 400 habitantes, espelha uma nova realidade da natalidade em Portugal: em 2025 foram registados na ilha dois nascimentos, um bebé é filho de uma portuguesa e o outro a mãe é de nacionalidade estrangeira. No território do Continente, também no distrito de Setúbal em cerca de metade (49,3%) dos três mil nascimentos as mães são estrangeiras. A nível municipal, um maior número de mães estrangeiras que portuguesas é obtido em vários concelhos da Área Metropolitana de Lisboa como Sintra, Amadora, Odivelas, Barreiro e Seixal. Também no Algarve, os concelhos de Albufeira, Lagos ou Aljezur apresentam um predomínio de mães estrangeiras. Odemira, no Litoral Alentejano, apresenta a mesma realidade.

Metade dos bebés em Setúbal têm mãe estrangeira

Pub

No conjunto do País nasceram no último ano cerca de 89 mil bebés dos quais 64 mil de mães portuguesas e 25 mil de cidadãs estrangeiras (28%). Depois de Setúbal, os distritos com maior expressão de nascimento com mães estrangeiras são Faro (41,4%) e Lisboa (35,4%). No seu conjunto estes três distritos representam 62% do total de nascimentos de mães estrangeiras.

Em sentido inverso é nos Açores (4,8%), Vila Real (11,8%) e Madeira (13%) que são encontrados os valores mais baixos de filhos de mães estrangeiras. Entre as cerca de 25 mil mulheres estrangeiras que tiveram filhos em Portugal no ano passado, a maior parte são brasileiras (9211 nascimentos), seguidas de angolanas (2168), Cabo Verde (1856), indianas (1094) e da Guiné-Bissau (1080). Em termos comparativos, há 13 anos que não nasciam tantas crianças em Portugal. Foram mais 4520 por comparação com os dados expresso pelo Instituto de Registos e Notariado.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar