Circulação do Metro de Lisboa retomada após greve parcial

Empresa diz que fez tudo para evitar esta paralisação e que "continua empenhada em manter as negociações com os trabalhadores

03 de dezembro de 2024 às 07:13
Metro de Lisboa Foto: Pedro Catarino
Partilhar

A circulação de comboios do Metropolitano de Lisboa foi esta terça-feira retomada com normalidade cerca das 10h30, após uma greve parcial dos trabalhadores, iniciada às 05h00, adiantou à Lusa fonte da empresa.

A greve decorreu entre as 05h00 e as 10h00 e, segundo a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), teve uma adesão superior a 90%, levando a que nenhuma estação chegasse a abrir ao público nas primeiras horas da manhã.

Pub

Em causa estão, de acordo com a Fectrans, "incumprimentos sucessivos" da transportadora quanto a pagamentos das denominadas variáveis, ou seja, trabalho suplementar e feriados, e em relação ao Acordo de Empresa.

Numa nota enviada à agência Lusa esta terça-feira de manhã, a empresa diz que fez tudo para evitar esta paralisação e que "continua empenhada em manter as negociações com os trabalhadores para pôr termo a estas divergências".

O ML esclarece que em reunião de negociação realizada na segunda-feira, a transportadora "apresentou às organizações sindicais propostas concretas e credíveis, acolhendo os procedimentos reivindicados para os anos de 2023 e seguintes, relativamente à maioria das remunerações variáveis em causa (quatro das sete situações em discussão)".

Pub

A empresa propôs ainda a continuação das negociações relativamente às restantes variáveis, bem como para a revisão do Regulamento de Carreiras, conforme proposta já apresentada.

"Esta abertura do Metropolitano de Lisboa para alcançar soluções equilibradas em benefício de todas as partes envolvidas, não teve o necessário acolhimento por parte das organizações sindicais, não obstante os avanços verificados e o espírito construtivo que presidiu às negociações", refere a empresa.

A empresa informa os utentes que, devido à greve, se prevê uma paralisação do serviço de transporte esta terça-feira e no dia 10 de dezembro nas primeiras horas da manhã, devendo a circulação estar normalizada a partir das 10h30.

Pub

Normalmente, o serviço funciona entre as 06h30 e as 01h00 nas quatro linhas: Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião).

Em 06 e 14 de novembro, foram também cumpridas duas paralisações parciais que tiveram uma adesão a rondar os 90%, segundo a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), e que levaram à não abertura de todas as estações até meio da manhã.

Na semana passada, os sindicatos admitiram que as greves podem ser suspensas se obtiverem uma resposta positiva do conselho de administração às suas reivindicações.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar