Metro na Reboleira só abre no primeiro trimestre de 2016
Linha Azul do Metro passará a ter a extensão de 13,7 quilómetros.
O Metropolitano de Lisboa prevê que a entrada em funcionamento da nova estação na Reboleira, Amadora, assegurando a ligação à linha ferroviária de Sintra, "ocorra durante o primeiro trimestre de 2016", informou este sábado a empresa.
Segundo anunciou à Lusa o gabinete de comunicação da Transportes de Lisboa (TL), está prevista "a conclusão dos trabalhos de prolongamento no início de 2016 e que a abertura da estação ocorra durante o primeiro trimestre de 2016".
O prolongamento a partir da estação Amadora-Este, em cerca de 579 metros, "insere-se na estratégia de reforço da intermodalidade com a ferrovia e assegurará a ligação da Linha Azul com a linha de comboios de Sintra", explicou a empresa que junta Metro, Carris e Transtejo.
A empreitada de acabamentos do novo troço, orçada em 8,795 milhões de euros, contempla as especialidades "de construção civil, baixa-tensão, telecomunicações, via-férrea, eletromecânica e arranjos exteriores à superfície na zona adjacente à estação, na Rua das Industrias e no Parque Armando Romão", acrescentou a TL.
No estudo de impacto ambiental do prolongamento à Reboleira, datado de 2007, previa-se a abertura à exploração em agosto de 2010, no entanto problemas de financiamento levaram à suspensão dos trabalhos. A ligação do Metro aos comboios será coberta e, junto ao interface, serão criados dez terminais para autocarros, e mais quatro nas proximidades, adiantou anteriormente o vereador da Mobilidade e Obras Municipais, Gabriel Oliveira (PS), estimando que a zona passe a ter "quase mil lugares de estacionamento".
A Linha Azul do Metro passará a ter a extensão de 13,7 quilómetros, com 18 estações entre a Reboleira e Santa Apolónia (Lisboa), estimando-se que a ligação à linha ferroviária de Sintra gere uma procura "de cerca de quatro milhões de passageiros/ano".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt