Migrantes marroquinos libertados e instalados em pousadas da juventude em São Pedro do Sul e Portimão
Quatro menores foram acolhidos em instituições, entre eles um bebé com cerca de um ano. Apenas um adulto regressou voluntariamente a Marrocos.
Um total de 33 migrantes adultos, dos 38 que desembarcaram numa praia de Vila do Bispo, no dia 8 de agosto, estão alojados em pousadas da juventude em Viseu e Portimão, depois de terem sido libertados pela Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras da PSP. Quatro menores foram acolhidos em instituições, entre eles um bebé com cerca de um ano. Apenas um regressou voluntariamente a Marrocos.
O tribunal tinha decretado a expulsão de todos os migrantes para o país de origem e ainda se aguarda a decisão dos recursos.
Depois de se ter esgotado o prazo máximo de 60 dias de detenção permitido pela lei de estrangeiros para a retenção nos centros de acolhimento temporário, geridos pela PSP, os migrantes tiveram de ser libertados, apesar de estarem ilegais.
O CM sabe que 25 migrantes foram encaminhados pela Segurança Social para a Pousada da Juventude das Termas de São Pedro do Sul e oito para a Pousada da Juventude de Portimão. Apesar da PSP continuar a monitorizar os seus movimentos, cada um tem a liberdade de se movimentar em todo o território nacional ou para fora de Portugal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt