Milhares levaram S. Pedro ao Douro

Desfile de fé num dos momentos altos das festas da Afurada.

04 de julho de 2016 às 10:13
Partilhar

A procissão em honra do padroeiro é um dos momentos altos das festas da Afurada. Carregando os santos em ombros, descalços ou simplesmente a acompanhar todo o percurso da procissão, foram algumas das formas de cumprir as promessas feitas a S. Pedro.

Estas festas são das maiores do Norte e as mais simbólicas do concelho. "É, sem dúvida, a festividade mais importante. Tem um cariz popular de ligação aos pescadores muito especial. É também um sinal de identidade e proximidade", disse Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, que participou na procissão.

Pub

A romagem terminou junto ao cais, com uma cerimónia religiosa, seguida da habitual homenagem aos pescadores mortos no mar, ao som de sirenes e morteiros. Este ano, sem o lançamento das flores ao rio.

A tradição, ainda assim, cumpriu-se e a emoção estava estampada nos rostos de quem participou, com fé e devoção. "Venho cá todos os anos. Sou do Porto, mas venho porque tenho fé", afirmou uma das milhares de pessoas que assistiram à procissão.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar