Milhares saltam a fogueira nos Santos Populares

Marchas, arraiais e garraiadas animam nos festejos de S. João e S. Pedro.

23 de junho de 2015 às 09:23
santosp opulares Foto: D.R.
Partilhar

Os Santos Populares levam milhares às ruas, em particular nos concelhos onde os dias 24 (São João) e 29 (São Pedro) são feriados municipais. De Norte a Sul repetem-se os arraiais com sardinha assada, animação e fogo de artifício.

Hoje e amanhã, Alcochete celebra o santo padroeiro da vila com a realização de mais uma edição das tradicionais Festas de S. João Batista. Como manda a tradição, hoje à noite acende-se uma enorme fogueira no largo de S. João. Amanhã, destaque para a procissão pelas ruas da vila.

Pub

Também na Margem Sul, o São João é levado muito a sério em Almada, onde são esperados mais de cem mil nas festas da cidade. Em Évora, o município tem por feriado o São Pedro, mas a feira é dedicada a São João. Um dos pontos obrigatórios do evento são as tasquinhas onde são servidas as mais diversas iguarias da cozinha alentejana.

Com o São João à porta, autarquias como Seixal, Montijo e Sintra preparam as celebrações do São Pedro. No Seixal, as festas começam no dia 25 e decorrem até dia 29. Como habitualmente, há muita música, marchas, feira franca e procissão. Em julho e agosto há festas populares em todas as freguesias, com música, folclore, garraiadas, animação nos espaços públicos e convívio.

Pub

Uma das tradições é a Marcha das Canas, às 08h00 do dia de S. Pedro. Os resistentes da noite partem de toalha branca ao ombro, acompanhados de uma charanga improvisada com músicos da terra, que sempre existiram em grande número, até ao bairro Manuel André. Aqui, os participantes lavam a cara e depois voltam com uma cana, hasteando a toalha, regressam cantando de harmonia com a letra e música. Em Sintra, a noite da véspera de São Pedro é dedicada às marchas populares, momento visto por milhares.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar