Ministério garante mais 200 auxiliares nas escolas
Ministro da Educação confirmou ainda vinculação de 2700 funcionários.
O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, assegurou esta sexta-feira no Parlamento que chegarão, em breve, às escolas "200 novos assistentes operacionais".
O governante anunciou ainda que serão integrados nos quadros 2700 funcionários que já estavam a trabalhar nas escolas, no âmbito do programa de regularização de vínculos precários na Função Pública: "Demos ontem autorização às escolas para lançarem o concurso para 2700 assistentes operacionais".
Para Filinto Lima, da Associação de Diretores de Agrupamentos e Escolas (Andaep), o anúncio foi "uma agradável surpresa".
"Estes funcionários servem para suprir as situações mais urgentes em escolas que não abriram no arranque do ano letivo. É um balão de oxigénio, mas gostaríamos que fosse reforçado rapidamente", afirmou o diretor, frisando ainda que a entrada nos quadros de 2700 auxiliares garante "mais estabilidade".
O Parlamento aprovou resoluções de PCP, PEV e BE, que recomendam ao Governo uma revisão do rácio de auxiliares aprovado em 2017. Filinto Lima nota que a fórmula do rácio "não tem em conta a dimensão da escola ou se tem aulas à noite".
Foi ainda aprovada uma resolução que recomenda a criação de um sistema para substituição de assistentes operacionais em falta. "Agora, é preciso aplicá-lo", disse Filinto Lima.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt