Ministro da Educação anuncia mais 434 bibliotecas escolares

Fernando Alexandre garante que até final de 2026 haverá 50 mil alunos de 1.º ciclo que terão biblioteca nas escolas, num investimento de mais de 3 milhões de euros

03 de dezembro de 2025 às 17:36
O ministro da Educação, Fernando Alexandre
Partilhar

O ministro da Educação anunciou esta quarta-feira a criação de 434 bibliotecas escolares em escolas do 1.º ciclo até ao final de 2026, para servir cerca de 50 mil alunos, num investimento de mais de 3 milhões de euros. Segundo o ministro, “há 1487 escolas de 1.º ciclo sem biblioteca”. “É um dado chocante. Alguém sem acesso a livros como vai desenvolver o gosto pela leitura? São escolas em zonas socioeconómicas desfavorecidas, e na maior parte dos casos os alunos não têm acesso a livros em casa”, afirmou, acrescentando: “A partir de janeiro, vamos resolver rapidamente o problema, com a colaboração do Banco de Portugal. O próximo ano letivo já será diferente para 50 mil alunos”.

Fernando Alexandre, assegurou que em 2027 será resolvida a segunda metade do problema, com a criação de mais bibliotecas, sem precisar o número. O governante falava num encontro com diretores de todo o país realizado em Santarém, no Centro Nacional de Exposições. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar