Ministro da Educação diz que “nenhum aluno será prejudicado” com o exame de Matemática do 9.º ano

Fernando Alexandre admite que alguns agrupamentos reportaram “problemas técnicos com o item 2” da prova final do 9.º ano de Matemática.

22 de junho de 2025 às 01:30
Problemas técnicos afetaram prova realizada pela primeira vez em computador Foto: Direitos Reservados
Partilhar

O ministro da Educação confirmou que “alguns agrupamentos escolares reportaram ao Júri Nacional de Exames (JNE) problemas técnicos com o item 2 da prova” de Matemática do 9.º ano, mas garantiu que “nenhum aluno será prejudicado na sua avaliação”. Em comunicado, Fernando Alexandre explicou que se tratou de “um problema circunscrito que não afetou os alunos de forma generalizada”.

“Os alunos com este problema técnico estavam em turmas onde a grande maioria não teve problemas”, acrescentou o governante, sublinhando que o item em questão “é uma associação de três elementos de uma coluna com elementos de uma segunda coluna - tipologia de item que havia sido testada nas provas-ensaio sem incidentes”. Desta feita, “alguns alunos reportaram que surgia uma mensagem de erro quando estavam a fazer a segunda associação”. Manuel Pereira, da Associação Nacional de Dirigentes Escolares, tinha relatado à agência Lusa “bastantes problemas” com a plataforma, que bloqueava ou fechava a página da prova.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar