Morreu o capitão de Abril Rui Borges Santos Silva

Licenciado em Ciências Militares, aderiu ao movimento dos capitães e comandou o esquadrão de reconhecimento.

17 de novembro de 2021 às 10:50
Rui Borges Santos Silva Foto: Direitos Reservados
Partilhar

O capitão de Abril Rui Borges Santos Silva, que comandou o esquadrão de reconhecimento para a tomada e ocupação do Terreiro do Paço na Revolução dos Cravos, morreu em Coimbra, foi esta quarta-feira anunciado.

O falecimento do coronel Rui Borges Santos Silva, aos 76 anos, na segunda-feira foi divulgado através de uma nota à imprensa de uma empresa de serviços funerários, comunicando que esteve em câmara ardente, na terça-feira, na Capela Mortuária da Ressurreição da Igreja de Nossa Senhora de Lurdes, em Coimbra.

Pub

As exéquias fúnebres terão início esta quarta-feira pelas 11h00, com celebração de cerimónia religiosa, seguindo depois para o Crematório de Coimbra, informa ainda a mesma fonte.

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital publicou no seu sítio oficial na internet uma nota de pesar pelo falecimento de Rui Borges Santos Silva, que nasceu a 27 de fevereiro de 1945 na freguesia de Lagares da Beira daquele município.

Licenciado em Ciências Militares, Rui Borges Santos Silva aderiu ao movimento dos capitães e comandou o esquadrão de reconhecimento que tinha como finalidade a tomada e ocupação do Terreiro do Paço, em Lisboa, no dia 25 de Abril de 1974, assinala-se na mesma nota.

Pub

De acordo com o Exército, o oficial de cavalaria foi promovido ao posto de coronel em dezembro de 1998.

Em 2006, Rui Borges Santos Silva foi condecorado pelo Presidente da República Jorge Sampaio com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Liberdade, tendo doado a insígnia à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que em 2004 lhe tinha atribuído a medalha de Mérito Municipal.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar