Morreu o Padre António Colimão, responsável pela "igreja-caravela" do Restelo
Pároco nascido na Índia tinha 89 anos.
António de Oliveira Colimão, padre responsável por impulsionar a obra da "igreja-caravela" do Restelo, morreu esta quarta-feira, aos 89 anos.
Nascido em Damão, antigo território português na Índia, António Colimão foi ordenado padre em Bombaim em 1964, numa cerimónia que contou com a presença do então-Papa Paulo VI. Seis anos depois, veio a Portugal visitar família e acabou por ficar no nosso País a exercer o sacerdócio.
Incardinado no Patriarcado de Lisboa, Colimão viria a ser colocado na paróquia do Alto do Restelo, onde ficou durante 25 anos. O seu legado ficou intimamente ligado à construção da Igreja de São Francisco Xavier, uma polémica construção em forma de caravela, concluída em 2011 e que motivou protestos por parte dos fiéis à época.
Apesar da contestação à envergadura e ao custo da obra, a construção foi mesmo para a frente. "Foram 21 anos que lutei por uma igreja", afirmava então Colimão, que ficaria no Alto do Restelo até 2016. O medo da mudança, dizia, explicava a apreensão. "Alguns idosos têm pena de deixar a casinha velhinha mas vão habituar-se. As mudanças são bem-vindas e o espaço trará mais conforto".
Em 2018, publicaria um livro de memórias, 'Retalhos da Vida Pastoral', sobre os anos de sacerdócio e de fé.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt