Motoristas de TVDE deixam a profissão
Dezembro marcou a saída de 789 profissionais, dos quais 465 eram estrangeiros. Profissionais avançam esta segunda-feira com ação de uma semana em que desligam aplicações.
O Transporte em Veículo Descaracterizado (TVDE) registou em dezembro último uma redução de 789 motoristas face a novembro último. O ano terminou, assim, com 38597 profissionais por comparação com os 39386 ativos em novembro de 2025.
É a primeira quebra no setor desde que em março o Instituto da Mobilidade e dos Transportes começou a emitir mensalmente dados sobre atividade.
Embora tenha ocorrido uma redução de 324 profissionais portugueses no último mês, a maior parte das saídas são referentes a estrangeiros (465).
Vítor Soares, presidente da Associação Nacional Movimento TVDE, explica essa diferença pelas dificuldades no exame: "O certificado que habilita o motorista tem uma duração de cinco anos e para ser feita a renovação tem de ser feito um exame que hoje apresenta maiores dificuldades". Adianta que as dificuldades são ainda maiores para quem não domina a língua portuguesa pelo que entre os não falantes de português como língua materna as reprovações atingem os 40%, enquanto que os outros profissionais é na ordem dos 20% de reprovações.
Dados do setor TVDE em dezembro de 2025: motoristas, nacionalidades e evolução
Para Fernando Vilhais, do Movimento Cívico Somos TVDE, há várias outras explicações para esta quebra de profissionais. "Embora não existam dados referentes a dezembro de 2024, esta é uma profissão sazonal, os meses de inverno representam uma menor procura e há profissionais que optam pela suspensão da atividade neste período".Fernando Vilhais admite, por isso, que a redução de motoristas possa continuar em fevereiro e até março. "Com a primavera e o crescimento do turismo deverão regressar motoristas à atividade", disse.
Adianta ainda o dirigente que "a redução das tarifas pagas pelas plataformas e a introdução de novos requisitos na formação dos motoristas possam também ter contribuído para a descida".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt