Movimento Cidadão Diferente defende elevar para 100% subsídio para assistência a pessoas com deficiência
Reivindicação surge após o PSD e o CDS-PP terem proposto subir para 100% a remuneração de referência do subsídio de assistência a filhos com doença oncológica.
O Movimento Cidadão Diferente defendeu este domingo o aumento para 100% a remuneração de referência do subsídio de assistência a famílias cuidadoras de pessoas com deficiência com elevado grau de dependência.
A reivindicação desta organização que defende os direitos das pessoas com deficiência e das suas família surge após, na sexta-feira, o PSD e o CDS-PP terem proposto, no âmbito do Orçamento do Estado para 2026, subir para 100% a remuneração de referência do subsídio de assistência a filhos com doença oncológica.
Em comunicado, o movimento saudou a medida, mas defendeu a sua extensão, uma vez que as famílias cuidadores de pessoas com deficiência com alto grau de dependência "enfrentam exigências permanentes de acompanhamento, dificuldades de conciliação entre vida profissional e cuidados, e perdas significativas de rendimento, sem que o atual quadro legal responda adequadamente a estas realidades".
Num apelo feito ao parlamento, o Movimento Cidadão Diferente quer que estas famílias "tenham acesso a um apoio financeiro proporcional às responsabilidades que assumem diariamente".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt