Norte tem os melhores hospitais do País
Empresa multinacional distingue unidades públicas de excelência do Serviço Nacional de Saúde.
Os hospitais do norte do País apresentaram os melhores resultados de 2015. O prémio ‘hospitais de excelência’ foi entregue, esta terça-feira, a cinco unidades de saúde. Apenas uma, não pertence à zona norte: o hospital de Cascais. Os centros hospitalares de Póvoa de Varzim/Vila do Conde, do Porto, o hospital de Braga e a Unidade Local de Saúde de Matosinhos foram os restantes premiados.
Os critérios do ‘Top 5 – A Excelência dos hospitais’ - elaborado pela IASIST, uma empresa multinacional, que premeia os hospitais públicos do Serviço Nacional de Saúde – baseiam-se na qualidade assistencial, onde foram avaliados os indicadores de mortalidade, complicações e readmissões ajustadas ao risco e índice de cesariana de cada hospital; e pela eficiência, onde foram avaliados tempos médios de espera ajustados, o índice de cirurgia ambulatória, o número de doentes-padrão por médico, de utentes-padrão por enfermeiro e os custos operacionais por cada utente.
No total, foram avaliados 15 hospitais públicos portugueses, divididos em cinco grupos. Das unidades premiadas no ano passado, apenas o Hospital de Braga se manteve no ranking este ano.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt