Nova linha do metro do Porto vai ser construída por espanhóis
Empreitada deverá ter início ainda este ano e prevê uma nova ponte sobre o rio Douro. Obra entre Casa da Música e Santo Ovídio por 379 milhões.
O conselho de administração da Metro do Porto aprovou adjudicar a um consórcio espanhol a construção da Linha Rubi, que fará a ligação entre a Casa da Música, no Porto, e Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia, por 379,5 milhões de euros. A obra, que prevê uma nova ponte sobre o rio Douro (imediatamente ao lado da ponte da Arrábida) irá ter início ainda este ano.
O contrato, depois de assinado, terá de ser validado pelo Tribunal de Contas, devendo depois ter início a empreitada até ao final do ano por parte das empresas espanholas FCC Construcción e Contratas y Ventas e pela Alberto Couto Alves.
A Linha Rubi terá um traçado de 6,4 quilómetros e oito estações. O concurso para a construção foi lançado em 10 de maio e a linha será financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). À data, previa-se o arranque da obra já no próximo mês e falava-se que iria estar em operação em 2026. Entretanto, em Vila Nova de Gaia prosseguem expropriações de terrenos para a construção da linha em redor da Avenida Engenheiro Edgar Cardoso.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt