Nova linha ferroviária Évora-Caia operacional no início de 2027
Ministro das Infraestruturas adianta que falta agora a sinalização e a certificação de segurança.
O Ministro das Infraestruturas afirmou esta sexta-feira que haverá comboios a circular na nova linha de Évora entre o final do ano e o princípio do próximo. Com a conclusão das obras da via e da catenária entre Évora e Elvas/Caia/Fronteira, assinalada esta sexta-feira por Miguel Pinto Luz, falta agora a "sinalização e a certificação em termos de segurança" para que a linha esteja completamente operacional ou seja para ter com comboios a circular.
"Esta é primeira linha em Portugal capacitada para permitir a circulação a 250 km/hora", sublinhou esta sexta-feira Miguel Pinto Luz, numa visita à linha a bordo de uma automotora, recordando o compromisso assumido com Espanha de ligar Lisboa e Madrid entre 5h a 5h30h até 2030, já que contará com comboios de mercadorias mas também de passageiros.
O investimento nesta linha ferroviária, orçado em 460 milhões de euros, irá reduzir em 140 quilómetros a distância a percorrer pelos comboios de mercadorias entre Sines e o Caia, para além de uma poupança de 3h30. "Sines estava quase numa ilha isolada", sublinhou o ministro, destacando a importância desta ligação para o maior porto de mercadorias nacional
Pinto Luz adiantou ainda que o governo está a trabalhar para a linha ter uma estação técnica na região, uma zona que conta com várias indústrias, nomeadamente da pedra, envolvendo municípios e empresas privadas. "Vamos fazer todos os esforços para que não seja só um passivo para estas zonas”, garantiu.
Nova linha ferroviária de Évora
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt