Novo ano lunar chega com o Cavalo. Zodíaco prevê a partir de hoje período favorável à mudança
Nove mil milhões de viagens deverão ser realizadas por estes dias para celebrar festa junto de familiares e amigos.
Numa tradição milenar no Oriente, o mundo entra a partir desta terça-feira no novo ano lunar, que representa a passagem do Ano da Cobra para o Ano do Cavalo. Neste período de mudança é comum a oferta de envelopes vermelhos com dinheiro a familiares e amigos como símbolo de prosperidade. A Festa da mudança no zodíaco conta, nos últimos dias, com o Festival das Lanternas, que é cada vez mais comum também no Ocidente, em países com grandes comunidades de população chinesa.
A China, que conta com 1,4 mil milhões de habitantes, estima que nos 40 dias da Festa da Primavera, nove mil milhões de viagens serão realizadas, quer no Interior do país, quer também para o exterior. A maior parte da população aproveita os nove dias, de 15 a 23 deste mês para gozar as férias, num movimento migratório anual apontado como o maior da humanidade e que é designado por ‘Chunyun’.
Só na cidade de Macau estima-se que sejam realizadas seis milhões de viagens, de acordo com indicação da PSP da antiga cidade portuguesa. Movimentos semelhantes da população são também esperados na Tailândia, Vietname, Myanmar, Indonésia ou Coreia do Sul.
A entrada do Ano do Cavalo de Fogo (Yang) é celebrada em família e para os próximos 12 meses são esperadas mudanças rápidas, que nos negócios podem representar lucros ou sucesso rápidos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt