Novo fármaco analgésico premiado
Uma equipa multidisciplinar de investigadores de Lisboa e Porto venceu esta terça-feira o Prémio Grunenthal Dor 2008 – Investigação Básica com um trabalho que descreve a concepção, síntese e teste de um novo fármaco com propriedades analgésicas.
Os resultados deste trabalho, efectuado pelos investigadores Isaura Tavares, Marta Ribeiro e Miguel Castanho deram já origem ao registo de uma patente e ao financiamento europeu para desenvolvimento industrial deste fármaco, que poderá vir a ser usado no combate à dor e na terapia de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson.
A cerimónia pública de entrega do prémio decorrerá no próximo dia 16 de Outubro, durante as jornadas da Dor, em Braga.
O Prémio Grunenthal Dor, no montante de 7500 Euros, é atribuído pela Fundação Grunenthal Portugal e distingue anualmente trabalhos de investigação biomédica que contribuam o avanço do conhecimento na área da Dor.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt